Acho interessante o leque de profissões que nos deparamos hoje em dia. São tantas profissões; mas hoje vou falar de uma profissão que acrescenta muito à nossas vidas.
Essa profissão é a de miss UniversoAchei bem interessante. Afinal, concursos de beleza sempre me chamaram a atenção. Não só pelo fato de ter um bando de mulheres bonitas vestidas em trajes sumários ( se fosse por isso, eu me contentaria assistindo apenas o SuperPop), mas também pelas bizarrices promovidas.
Primeiro que não consigo entender quem sobrevive por ser bonita ou bonito. Que raio de profissão é essa em que o currículo vem com as suas medidas? Imagina isso numa empresa:
- Legal Adamastor. Sua experiência com Energia Nuclear é ótima. Mas 130 de quadril não é muito?
O pior de tudo é que ser bonito(a) é o único emprego que não depende só de você. Se pensar bem, todas essas modelos vão depender a vida inteira dos pais para sobreviver. É genético. Se o tempo estragar os pais, com certeza vai estragar também os filhos. O maior terror de um modelo, por exemplo, deve ser ver o pai ficando careca.
Aliás, será que uma criança pensa nisso?
-Mãe, quando eu crescer, quero ser Miss Universo. Vou andar pra lá e pra cá acenando.
-Que ótimo, minha filha. Sabe aqueles livros de Matemática que papai te deu? Coloca sobre a cabeça e tenta desfilar.
Mas não ache que isso basta. Assim como qualquer profissão, na de BONITA também é possível evoluir. Se para um administrador existem cursos de especialização, para uma Miss existem cabeleireiros. Se existem pós-graduações, para uma Miss existe academia. Já o Pitanguy é uma espécie de MBA.
Enfim, nesses dias eu tava lá assistindo o Miss Universo e várias dúvidas começaram a pintar. Primeiro: qual o sentido desse nome? Miss UNIVERSO. Do Miss Brasil a pessoa devia ir para o Miss Mundo, Miss Planeta Terra, sei lá. Daí vencendo essa competição aí sim é que ela deveria ir pro Miss Universo. Aliás, pra esse nome fazer sentido teriam que colocar uma venusiana, uma marciana. No mínimo a Preta Gil, sei lá.
Outra coisa que não entendo é o julgamento. Se é pra ganhar a mulher mais bonita do universo, por que demoram tanto tempo pra elegê-la? Bastava uma foto 3 por quatro e acabou. Fim. Mas não, tem desfile de roupa de gala, tem perguntas e respostas, tem elas falando do Pequeno Príncipe (livro favorito) e o pior: uma apresentação para mostrar o seu dom para os jurados. Como assim dom? Que critério é esse pra ver quem é a mais bonita? Mudaria alguma coisa?
- E a vencedora do Miss Universo é a candidata de Ihas Mauricio porque soube como ninguém processar dados logaritmos e sabe qual é a capital de seu páis (pergunte a qualquer uma delas algo relacionado a geografia, vão querer procura no google maps).
Aliás, no quesito beleza, como que julga a mulher mais bonita? Muda muito de um homem pra outro. Por exemplo, se colocam o Roberto Carlos de jurado, ganharia uma gordinha, baixinha, de óculos. Se colocam o Giannechini de jurado, ganharia uma mulher mais velha. Se colocam o Vitor Fasano, ganharia o apresentador.
Outra coisa que não entendo é a postura das candidatas. Para ser a mais bonita do Universo tem que ser também a mais tonta? Sempre sorrindo e dando tchauzinho? É muito falso. Se é pra ver quem é simpática de verdade, coloca as candidatas ao lado de uma menina de telemarketing da Telefônica. Aí eu quero ver quem é meiguinha de verdade.
Ok, vai aparecer alguém aqui falando que o título de Miss Universo é importante pra humanidade. Que elas vivem envolvidas em questões sociais e blá blá blá. Agora me explique como ela faz isso. Chega num país africano e acena pra população? Tipo, olhem como eu sou bonita e vocês não. Daí ela dá uma desfilada com sua faixa, abraça uma criança faminta no vilarejo e da uma de brinde uma bola jabulani e vai embora? O que Será que os africanos pensam?
-Nooooossa que menina linda. Até perdi a fome.
Parece até que a idéia é incentivar os salões de beleza de Angola, Nigéria e afins. As mulheres de lá devem olhar pra magreza da Miss e pensar: se ela consegue morrer de fome e ser linda, por que eu não conseguiria?
Em vez dessa futilidade toda, podiam criar o Médico Universo, o Dermatologista Universo, o Cozinheiro Universo. Daí o melhor de cada categoria aí sim iria pra África ajudar o povo carente. Agora, eleger uma miss pra se preocupar com as questões da ONU é pedir muito. Não pela capacidade da miss. É mais porque preocupação causa rugas.

Parabéns!! Adorei seu comentário: "Em vez dessa futilidade toda, podiam criar o Médico Universo, o Dermatologista Universo, o Cozinheiro Universo. Daí o melhor de cada categoria aí sim iria pra África ajudar o povo carente. Agora, eleger uma miss pra se preocupar com as questões da ONU é pedir muito. Não pela capacidade da miss. É mais porque preocupação causa rugas." Fico feliz, que ainda existam pessoas que gostam do conhecimento, que usam a inteligência, para escrever e refletir sobre as coisas do mundo.!!
ResponderExcluirbeijos
Liliane